Tempo Previsto x Realizado na manutenção de ar condicionado

O tempo previsto x realizado é um comparativo muito utilizado para acompanhar a eficiência e medir a produtividade de equipes de manutenção preventiva.

Chamamos de tempo Previsto aquele tempo de manutenção planejado ou que já sabemos a duração. Já o tempo realizado mostra de fato quanto tempo foi gasto para executar a manutenção.

Esse comparativo é de extrema importância para o segmento de ar condicionado (AVAC), pois vende contratos de manutenção preventiva baseados em horas. 

O fornecedor do contrato faz sua proposta baseado nos tipos e quantidades de equipamentos presentes no cliente, assim como a quantidade de horas que serão gastas na manutenção preventiva.

Portanto, o fornecedor vende horas e precifica seu contrato prevendo o número de horas que serão gastas para honrar o contrato.

No entanto, muitos fornecedores acabam perdendo as licitações ou concorrências pois não sabem determinar com precisão quantas horas gastarão, ou mesmo, alguns tem prejuízo ou falta de margem nos contratos por fazer um valor contratual sem margem ou muito baixo.

A melhor forma de saber o tempo previsto de manutenção é medindo-se o tempo gasto em cada tipo de máquina e então fazer uma média de duração para cada rotina. Até aí tudo bem pois você pode manualmente acompanhar o técnico durante sua jornada em medir o tempo.

O problema de fato reside no tempo de execução, que muda em função de muitas variáveis, como por exemplo experiência do técnico, velocidade de execução, organização da agenda, boa vontade, etc.

Nesse caso, não é possível medir o tempo de execução em tempo real de uma equipe, sem utilizar um software de gerenciamento de ordens de serviço (CMMS). Quando você utiliza um sistema que compara o tempo planejado x real, pode trabalhar treinamento e organização para tornar a qualidade do trabalho dos técnicos cada vez melhor.

E é exatamente isso que vai tornar a sua empresa mais competitiva que seu concorrente, pois conseguirá fazer mais preventivas em um tempo menor e mantendo a qualidade. Assim você terá mais produtividade e menor custo com a equipe.

Apesar do conceito ser simples, essa é uma das principais razões para fornecedores desse segmento crescerem, ou seja, apenas uma função de um bom sistema já traz uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Some isso as diversas outras funcionalidades de um bom CMMS e você poderá ter até 40% de aumento de produtividade e uma grande redução de custos.

Com todo o exposto acima, você já deve ter percebido como é importante investir em software, mas é necessário se certificar que você terá tudo que precisa por um preço adequado ao que oferece.

Muitos cobram um valor baixo, mas lhe entregam o mínimo, outros cobram um preço alto e lhe entregam muito mais do que você realmente precisa. Escolha um que agregue o máximo de valor frente ao seu cliente, pois ele é a razão da existência do seu negócio.

É líquido e certo que uma empresa sem um sistema de gestão tem prejuízos mensais muito maiores do que o próprio valor mensal pago pelo sistema, ou seja, atualmente, não se justifica um serviço de manutenção viver sem um bom software de gestão, a menos que a equipe seja pequena.

Quer saber mais sobre como funciona um sistema de gestão de manutenção, então venha falar conosco e conheça a Manu.

Compartilhe esse post ...

Explore mais alguns posts ...

Você precisa mais produtividade ?

Então entre em contato com a gente

Produtividade