10 benefícios de um sistema de gestão de ativos e manutenção (CMMS)

Economia

Plataforma MANU é um CMMS (Computerized Maintenance Management System) ou simplesmente um sistema de gestão de manutenção.

Seu objetivo é ajudar as equipes de manutenção e operações a agendar, organizar e rastrear digitalmente a manutenção dos equipamentos.

Tudo isso se inicia com o planejamento na aplicação web e com a captura de dados dos aplicativos móveis (ou via web) do solicitante e do técnico. 

 

Aqui estão 10 benefícios de um CMMS:

  1. Reduzir o tempo de inatividade (downtime)
  2. Controlar os custos
  3. Aumentar a eficiência da equipe
  4. Coletar e usar dados
  5. Melhorar a saúde e a segurança
  6. Automatizar solicitações de trabalho
  7. Padronizar os processos de manutenção
  8. Facilitar a programação e a conclusão da manutenção preventiva
  9. Aumentar a vida útil dos ativos
  10. Reduzir o estresse da equipe e dos clientes
 

1. Reduzir o tempo de máquina parada (downtime).

Gerenciar uma grande lista de pendências de manutenção é um desafio enorme e pode levar a um tempo maior de máquina parada por falta de visibilidade, foco ou atenção.

Um sistema de manutenção ajuda a equilibrar os recursos e custos de manutenção para que o backlog (montanha de ordens de serviço paradas) não saia do controle.

O software detecta pequenas correções que, de outra forma, passariam despercebidas e permite que as tarefas de manutenção sejam agendadas, atribuídas e priorizadas.

2. Controlar os custos.

Um CMMS é excelente para capacitar as equipes de manutenção no planejamento, programação e execução da manutenção preventiva (MP).

Você pode não apenas automatizar tarefas com esse sistema, mas também pode priorizar e atribuir MPs enquanto analisa o percentual de conformidade em tempo real.

A melhor maneira de reduzir custos é evitar falhas não planejadas, mantendo os ativos funcionando sem problemas com a execução da manutenção preventiva ou preditiva.

Gerenciar seu inventário com um CMMS permite que você compre, rastreie e organize peças de reposição e ferramentas para evitar maiores custos.

Um CMMS permite prever com precisão as peças necessárias para manutenção. Não ter um sistema de estoque organizado pode levar a todos os tipos de problemas dispendiosos.

Gastos excessivos em estoque podem adicionar de 12% a 20% ao custo de compra original.

Obviamente, o tempo de máquina parada vai aumentar se você não tiver as peças certas à mão quando o equipamento quebrar, ou você não conseguir encontrar as peças em um depósito desorganizado ou rapidamente no mercado.

Os resultados do downtime geralmente são bem caros e trazem muita dor de cabeça.

3. Aumentar a eficiência da equipe.

A ineficiência da sua operação de manutenção geralmente custa muito tempo e dinheiro em retrabalho, que muitas vezes é difícil de ser medido.

O downtime vai ocorrer sempre que um ativo precisar ser reparado ou inspecionado e nem sempre é evitável. No entanto, reparos desnecessários podem  prolongar esse tempo.

Essas ineficiências podem aumentar e custar tempo e dinheiro às suas instalações determinando a perda de produção.

Por exemplo, quando os cronogramas dos técnicos não são otimizados, o trabalho preventivo é executado quando não é necessário ou os reparos não são coordenados com a produção.

Um CMMS facilita o reparo e a inspeção de ativos. O resultado é a redução do tempo de inatividade e a produtividade maximizada.

Os técnicos fazem login em um aplicativo móvel de qualquer local. Em seguida, eles visualizam o histórico de um ativo, disponibilidade de peças para o reparo e muito mais, para que o trabalho possa ser executado mais rapidamente.

O CMMS também ajuda você a encontrar ordens de serviço que demoram muito, identificar a causa do atraso e corrigi-lo, aumentando a eficiência.

4. Coletar e usar dados.

Encontrar e entender as métricas de manutenção permite que as equipes de manutenção coletem e usem esses dados.

As métricas de manutenção traduzem a ação em números para que você possa medir o desempenho dos técnicos, ativos e fluxos de trabalho em sua operação.

Essas métricas permitem conectar causa e efeito para que você possa tomar melhores decisões e melhorar sua operação como um todo.

No entanto, você não pode acompanhar as métricas sem as ferramentas, processos e pessoas certas. O software CMMS é a ferramenta certa nesta equação, pois ele captura os dados e acompanha as métricas ao longo do tempo para que você possa obter uma visão de longo prazo do seu desempenho.

5. Melhorar a saúde e a segurança.

O treinamento é o elemento chave da segurança e já foi demonstrado em diversos estudos de caso que reduz os acidentes de trabalho, assim como menores custos imprevistos.

Embora o treinamento de segurança seja crucial, tudo, desde um mau momento emocional do colaborador até a necessidade de habilidades especializadas, pode atrapalhar os planos mais bem elaborados de sua equipe.

O software CMMS pode ajudar a remover os obstáculos no caminho, uma vez que pode armazenar e rastrear as informações de treinamento e segurança para os técnicos.

Você também pode dirigir os atendimentos conforme o treinamento ou especialidade que cada técnico possui, reduzindo o risco de acidentes e diminuindo o tempo de máquina parada.

6. Automatizar solicitações de trabalho.

É comum que os gerentes de manutenção recebam solicitações de trabalho por telefone, pedacinhos de papel, quadro branco ou boca a boca.

Nenhum desses métodos é ideal. Esses processos forçam as equipes de manutenção a gastar tempo desnecessário criando ordens de serviço e inserindo dados.

O software CMMS elimina as etapas intermediárias automatizando o processo de solicitação de trabalho.

Os colaboradores podem abrir ordens de serviço diretamente via web ou app, assim como um sensor se conectar ao CMMS e criar a ordem de serviço direcionando-a ao profissional certo.

Não se perde tempo traduzindo ordens de serviço, rastreando operadores ou vasculhando um arquivo.

7. Padronizar os processos de manutenção.

Uma maneira de tornar a manutenção mais eficiente é usar uma ferramenta que você sabe que funciona bem em uma determinada situação. 

Começar do zero a cada MP, reparo ou relatório levará mais tempo e a consequência será um tempo maior de máquina parada, assim como custos extras.

Um CMMS oferece o poder de criar listas de verificação de manutenção e fluxos de trabalho através de rotinas, modelos de relatórios. 

Tudo isso para tornar as tarefas mais fáceis e rápidas. O software de manutenção também disponibiliza esses recursos digitalmente.

Na verdade, existem estudos disponíveis afirmando que as empresas que usam um bom CMMS experimentam instalações e equipes de manutenção até 40% mais produtivas.

8. Facilitar a programação e a conclusão das MPs.

A manutenção preventiva previne problemas com o equipamento que logo causariam a sua parada, causando um cenário muito pior.

As equipes de manutenção sabem que a manutenção preventiva é fundamental para reduzir o tempo de máquina parada, mas a questão é: Como você programa mais?

Um CMMS responde a essa pergunta com ordens de serviço automatizadas. Os acionadores de MPs podem ser criados com base no uso, tempo ou condição em um CMMS. 

Programações de MPs bem planejadas desperdiçam menos tempo, recursos e dinheiro. Um melhor planejamento é possível quando você pode antecipar todos os elementos da manutenção, como necessidades de ativos, cronogramas de produção e estoque.

A construção de um cronograma de manutenção melhor começa com a compreensão de seus ativos e recursos.

9. Aumentar a vida útil dos ativos

Embora a idade nem sempre seja o motivo  dos problemas dos equipamentos, muitas vezes é um fator contribuinte.

A manutenção é crucial porque nem sempre é financeiramente possível substituir modelos antigos por novos.

Manter o equipamento em boas condições de funcionamento por mais tempo significa fazer manutenção antes que algo quebre.  Você deve fazer isso usando as diretrizes do fabricante do equipamento original ou suposições.

A integração do software CMMS com sensores, PLCs, controle supervisório de  aquisição de dados (SCADA) e sistemas MES permite rastrear a integridade de um ativo em tempo real, detectar falhas antes que aconteçam, diagnosticar problemas e programar a manutenção.

10. Reduzir o estresse da equipe e dos clientes

Finalmente um dos maiores benefícios de um CMMS é a redução do estresse da equipe, pois sabemos que uma equipe organizada  evita retrabalhos, que sempre causam estresse tanto para a equipe de manutenção quando para o seu cliente.

Quem já não ficou estressado ou envergonhado de consertar diversas vezes o mesmo problema em uma mesma máquina, principalmente quando o cliente percebe que já não existe eficiência e que o dinheiro dele está indo pelo ralo?

O valor real do software de manutenção não está, na maior parte das vezes, em seus recursos, mas na forma como essas ferramentas são usadas para eliminar ineficiências.

Um CMMS permite identificar áreas de oportunidade e maximizar o talento da sua equipe. 

Conheça a Plataforma MANU, um CMMS em nuvem muito simples de utilizar que irá lhe trazer todos os benefícios acima.

Compartilhe esse post ...

Explore mais alguns posts ...

Você precisa mais produtividade ?

Então entre em contato com a gente

Produtividade